domingo, novembro 06, 2005

Palavras de Novembro

Na última postagem dei um link para as mensagens de Arcanjo Miguel por Celia Fenn. Hoje, ao revisar material e recer ler e-mails, ver sites entre outras coisas, me deparei com um monte de belas idéias de Osho. As compartilho aqui. Primeiro me chamou a atenção esta frase sobre o sofrimento. Disse OSHO:
“Eu digo a vocês que o sofrimento não vos está detendo. Vocês estão detendo o sofrimento. Quando vocês se tornam bons na arte de permitir que o sofrimento vá embora, então vocês conseguirão ver o que estavam arrastando por aí, com vocês. E ninguém mais era responsável por isso. A verdade é que a existência quer que a sua vida seja um festival...porque quando você não está feliz, você joga infelicidade por toda a parte.” OSHO

Me tocou muito esta confissão declaratória:
"Estou aqui para seduzi-lo a um amor pela vida; para ajudá-lo a tornar-se um pouco mais poético; para ajudá-lo a morrer para o mundano e para o ordinário, de modo que o extraordinário exploda em sua vida. "Osho"
Sobre ele mesmo, Osho disse:
"Eu não sou um lógico, sou um existencialista. Acredito nesse belo caos da existência e estou pronto para ir aonde quer que ela vá. Não tenho uma meta, porque a existência não possui uma meta. Ela simplesmente é, florescendo, brotando, dançando - mas não pergunte porque. Apenas um transbordamento de energia, sem motivo algum. Estou com a existência."Osho"
E religião? Osho diz sobre seu movimento:
"Eu não sou um messias e não sou um missionário. E não estou aqui para estabelecer uma igreja ou para dar uma doutrina para o mundo, uma nova religião, não. Meu esforço é totalmente diferente: uma nova consciência, não uma nova religião, uma nova consciência, não uma nova doutrina. Chega de doutrinas e chega de religiões! O homem necessita de uma nova consciência. E a única maneira de trazer uma nova consciência é continuar martelando por todos os lados para que lenta, lentamente nacos de sua mente se desprendam. A estátua de um Buda está oculta em você. Nesse momento você é uma rocha. Se eu continuar martelando, cortando fora pedaços de você, lenta, lentamente o buda surgirá". Osho
O sonho dele de uma comuna, o meu também:
"Nossa comuna não é uma religião. Nossa comuna é uma religiosidade muito fluida. Ela não é uma organização; ela é apenas um local de encontro de pessoas que deixaram para trás todos os condicionamentos, todas as religiões, todas as ideologias, e que estão prontas para se tornarem buscadoras por elas mesmas, que não estão mais procurando por um profeta ou um salvador, que entenderam que todos os salvadores falharam - agora o único caminho é salvar por si mesmo. E porque estão todos na mesma busca, existe uma atmosfera amorosa, um companheirismo - não em torno de alguma ideologia, não em torno de algum sistema de crenças, mas apenas uma amizade de companheiros de viagem. A comuna é um fenômeno totalmente diferente de religião. As religiões são mortas, a comuna é um fenômeno vivo. E cada indivíduo tem absoluta liberdade de ser ele mesmo. Não existem Dez Mandamentos, nenhuma disciplina imposta a você. Você tem que simplesmente seguir sua própria intuição. Sim, essa é a palavra certa: a sua própria intuição. Isso é algo que vem de seu ser mais interno, sem qualquer razão, sem qualquer racionalização, você segue essa intuição. E ela nunca leva ninguém para o fosso." (Osho)

Nenhum comentário: